Porto Velho é destaque na região norte do PSE – Programa Saúde na Escola. Instituído em 2007 pelo governo federal, através do Decreto Presidencial nº 6.286, o programa promove a intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação. A coordenadora do PSE, em Porto Velho, Lais Reis de Castro, psicóloga afirma que as ações dão certo quando monitoradas.
A capital rondoniense saltou nos últimos dois anos de 48º para o primeiro lugar no Estado em ações voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. É a saúde e educação integral, políticas públicas unidas.
O doutor Ubiratã, vereador de Humaitá convidou a equipe de Porto Velho para visitar e manter uma série de encontros com representantes da saúde e educação do município. “É assim que vamos melhorar a qualidade de vida e o aprendizado de todos”, argumentou o parlamentar.
Em 2021, Humaitá registrou 11 escolas municipais pactuadas no PSE, sete escolas estaduais e o IFAM – Instituto Federal do Amazonas. A professora Tina Gaeger, Coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Semed – Secretaria Municipal de Educação, participou da reunião e adiantou que o objetivo é levar o PSE para mais escolas. Somente na Rede Municipal Humaitá tem hoje 81 escolas (Somadas: cidade, interior e escolas indígenas). Assista a reportagem.