O encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e o Governador do Amazonas, Wilson Lima, aconteceu graças a intervenção do coronel Menezes. Em pauta, a discussão sobre a medida do IPI que tira a competitividade da Zona Franca de Manaus. O Coronel Menezes, pré-candidato ao senado, tem ótima relação com o governo Bolsonaro, e conhece muito bem a Zona Franca de Manaus.
Bolsonaro se comprometeu em encontrar um caminho para manter a competitividade da ZFM frente ao decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% em todo o país.
Na última sexta-feira, 22, o Governo do Amazonas protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os efeitos do decreto para a competividade da ZFM. A reunião com o presidente mantém a estratégia do governador de manter o diálogo com o Governo Federal na defesa dos empregos dos amazonenses.
Alfredo Menezes Júnior já foi presidente da Suframa, e conhece muito bem o peso da Zona Franca de Manaus na economia amazonense. Padrinho de casamento de Jair Bolsonaro o Coronel Menezes articulou o encontro e oportunizou ao governador Wilson Lima, o momento para defender a proteção da ZFM.
Menezes é um defensor do sul do Amazonas, e conhece as demandas desta região. “Também já apresentamos alternativas ao presidente para fortalecer a economia regional”, disse o Coronel Menezes. As demandas do sul do Amazonas foram repassadas ao pré-candidato ao senado por lideranças empresariais, em Humaitá, no final de 2021.