O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Humaitá está intensificando as notificações para as pessoas com BPC – Benefício de Prestação Continuada. São 1.532 pessoas que recebem este benefício no município, e semanalmente são identificadas de 15 a 20 suspensões.
Segundo o Gestor do Cadastro Único, José Maria Leite, os cortes estão acontecendo por que as pessoas não estão realizando o recadastramento ou cadastramento no CadÚnico. “O corte acontece de imediato, e não solucionando o problema em cinco dias uteis o beneficiário tem que iniciar todo o processo para reaver o benefício”, disse José Maria.
A equipe do Cadastro Único vai trabalhar exclusivamente com os BPCs, a partir do dia 23 de maio. “Vamos realizar atendimento exclusivo até o dia três de junho”, relatou o gestor. Os beneficiários devem procurar o CRAS com documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência). Os atendimentos começam diariamente a partir das 8h.
Das 1532 que recebem o BPC em Humaitá até o momento 40% deste total já realizaram a atualização cadastral. José Maria Leite deixa claro é obrigatório o recadastramento no Cadastro Único e/ou fazê-lo. As pessoas que estão impossibilitadas de locomoção devem solicitar no CRAS o agendamento para atendimento em domicílio. “Um filho ou parte próximo pode fazer o comunicado no CRAS, e vamos agendar”, finalizou José Maria.