O Aeroporto do Mangabal Salú Cruz de Humaitá está desde 2014 sem receber voos de Linha Aérea Regular. Para a retomada destes voos são necessárias melhorias na infraestrutura apontadas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Atualmente o aeródromo recebe voos sanitários, voos para translado de pacientes e táxi aéreo, diariamente.
O Gestor do Aeródromo de Humaitá, senhor Juan Amancio da Silva de Souza já manteve reuniões com representantes do Governo do Estado, repassando as exigências da ANAC. A equipe técnica da Seinfra – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus visitou três vezes o aeroporto de Humaitá, e concluiu a parte técnica. “Agora resta uma licença ambiental para substituir os mourões (postes) existentes, solicitado pela Anac”, disse Juan.
De acordo com Juan foi solicitado na parceria com o Governo do Estado a cerca em todo o perímetro ‘Padrão Anac’ com alicerce em toda a extensão em concreto ou tijolo, e arame farpado com dois metros de altura. A cerca deve ter uma coluna de 10×10 a cada três metros. “Este o padrão Anac para a região Amazônica”, disse Juan da Silva.
Também foi solicitado melhorias no terminal (sala de embarque e desembarque e acessos). Pintura da pista e área de taxiamento. O gestor do aeroporto de Humaitá solicitou ainda um trator com roçadeira para manutenção da área. Nesta quinta-feira, 19, o governo do Estado anunciou investimentos de R$ 60 milhões (Sessenta milhões de reais) na modernização de aeroportos de oito cidades do interior, incluindo Humaitá. O programa Aero Mais Amazonas vai atender as cidades de Maués, Lábrea, Fonte Boa, Novo Aripuanã, Humaitá, Pauini, Itacoatiara e Parintins.