Em abril de 2022 foi comemorado duas décadas de reconhecimento através de decreto da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como a língua natural do surto. No dia 24 do mês passado um encontro no Centro Histórico de Humaitá lembrou a data, e destacou os avanços que educação municipal e estadual estão conquistando.
Um mês após esta comemoração, nesta terça-feira, 24, a Secretaria Municipal de Educação inaugurou o primeiro PAES – Polo de Apoio ao Estudante Surdo. O polo vai funcionar na Escola Dom Bosco, no Bairro São Domingos, e de acordo com o vereador Ley Siqueira (PL), vai estender o estudo de libras para as famílias.
A Lei Federal afirma que os municípios podem mondar salas de recursos, e algumas escolas municipais possuem estas salas em Humaitá. Porém, um projeto de lei apresentado em 2017 na Câmara de Vereadores de Humaitá, e aprovado em 2021 institui libras na grade curricular das escolas municipais da cidade. O projeto foi sancionado pelo atual prefeito de Humaitá em 16 de abril do ano passado.
Autor do projeto 883/2021, o vereador Ley Siqueira, destaca que a lei promove a inclusão social. “O polo inaugurado nesta terça-feira, foi baseado na lei, segundo coordenadores”, destacou o vereador. Ley Siqueira participou da inauguração na Escola Dom Bosco, e destacou sua importância. “Esse avanço assegura a autonomia do sujeito surdo na sociedade”, finalizou Ley Siqueira.