O integrante do TCE-AM – Tribunal de Contas do Amazonas, Nivaldo Sales de Oliveira, é Especialista em Perícia Criminal e Investigação Forense foi o responsável pela palestra sobre Perícia Digital. Nivaldo está em Humaitá para uma auditoria nos municípios do sul do Amazonas de rotina do TCE, incluindo Humaitá. E aproveitou a oportunidade para falar sobre crimes digitais.
“Crimes cibernéticos são aqueles que utilizam computadores, redes de computadores ou dispositivos eletrônicos conectados para praticar ações criminosas, que geram danos a indivíduos ou patrimônios, por meio de extorsão de recursos financeiros, estresse emocional ou danos à reputação de vítimas expostas na Internet”.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou em março deste ano o primeiro Plano Tático de Combate a Crimes Cibernéticos, com o objetivo de prevenir e reprimir esse tipo de crime no país. Já o Governo do Estado, segundo Nivaldo Sales está implantando um sistema para combater pirataria e crimes cibernéticos.
A Cenorte – Centro de Estudos do Norte tem proporcionado aos seus alunos o contato com temas diversos. “Assim estamos formando além do profissional de saúde, um cidadão completo”, disse Maria Nelcinei de Lima, Consultora Educacional da CENORTE. Veja a reportagem.