O município de Humaitá é o sétimo do interior do Amazonas a receber o sinal digital da TV e Rádio Encontro das Águas, do Governo do Estado. A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório da Escola Estadual Álvaro Maia. O diretor presidente do Grupo Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, representou o governador Wilson Lima e falou da interiorização da TV e Rádio.
“Vimos a necessidade com a pandemia, e o projeto já aprovado pelo Ministério das Comunicações prevê a instalação em 20 cidades do interior”, disse o diretor. A TV Encontro das Águas vai operar no canal 2.1 com programação normal, e nos canais 2.2, 2.3 e 2.4 com temas especiais (uma extensão da sala de aula). A Rádio funciona em FM 91,9. A TV Encontro das Águas é afiliada a TV Brasil, e pertence ao Governo do Estado do Amazonas.
Para a Coordenadora Regional de Educação de Humaitá, Martinha Elena Lamana o sinal de TV e Rádio representam o crescimento. “Um sonho dos pioneiros que aqui habitam”, ponderou a educadora. “Essa ferramenta é a escola se reinventando e uma grande oportunidade de enriquecer o conhecimento, através da informação”, disse Matinha, agradecendo o Governador do Estado.
O prefeito, dedei Lobo, presente à cerimônia falou em parcerias com a Secretaria Municipal de Educação para a produção de conteúdo. Oswaldo Lopes disse que a produção de conteúdo no interior é o próximo passo para definitivamente fortalecer a identidade de um canal público amazônico.
Além das autoridades constituídas, defensoria pública, forças auxiliares de segurança, vereador a instalação do canal Encontro das Águas contou com a participação especial da senhora Zulmira Lourdes Catuzzo Marmentini, pioneira na região. Dona Zulmira está em Humaitá desde 1972 e descerrou a placa alusiva à instalação da TV e Rádio ao lado das autoridades. Veja a reportagem.