A prefeitura de Humaitá, na fase de divulgação da Nota Fiscal Eletrônica, reuniu nesta quinta-feira, 26, empresários, contadores e representantes do setor bancário. O encontro no auditório da prefeitura apresentou aos participantes o Portal do Contribuinte. O Gerente de Implantação da empresa D2TI, Jean Louzeiro explicou o passo a passo para credenciamento, emissão e as facilidades do novo sistema.
Para o presidente da CDL/Humaitá – Câmara de Dirigentes Lojistas, Euclides Dobri Junior, que acompanhou a palestra a automatização é algo importante para todos. “A implantação deste sistema beneficia o empresário que trabalha de forma correta, e faz todos se adequarem”, disse Euclides. A possibilidade de emissão on line de IPTU e Alvarás será um avanço enorme, comentou o presidente da CDL. “Parabenizo a administração por facilitar o trabalho de todos”, disse Euclides Junior.
O vereador Ley Siqueira participou da reunião e destacou o trabalho importante do parlamento municipal na aprovação das leis que possibilitam a organização tributária municipal. “Esse modelo deve triplicar a arrecadação da cidade, e cabe à Câmara Municipal fiscalizar os investimentos que também devem aumentar”, disse Ley Siqueira. O parlamentar ainda destacou o laudo que deve ser emitido pela prefeitura na comercialização de terrenos para determinar o real valor do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-vivos.
O Portal de Serviços deve ser ativado na segunda quinzena de junho, segundo a Chefe do Setor de Tributos, Rosana Siqueira. Jean Louzeiros informou que aos poucos todos os serviços estarão disponíveis para os contribuintes humaitaense. “No primeiro momento a Nota Fiscal Eletrônica, e na sequência os demais”, disse o Gerente de Implantação. Será possível validar documentos, emitir certidão negativa, solicitar IPTU e Alvarás.