A média de casos de Covid-19 no Amazonas passou de 9 para 26 registros diários. O dado consta no novo boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 17, que corresponde ao período de 1º a 14 de junho e é produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Diferentemente do boletim diário de casos de Covid-19, também divulgado pela FVS-RCP, o boletim epidemiológico ampliado da infecção destaca a análise periódica do cenário, caracterizando o padrão da doença com casos, hospitalizações, óbitos e cobertura vacinal. O documento está disponível no site da FVS-RCP.
Em Manaus, de 1º a 14 de junho, a média diária de casos de Covid-19 passou de 4 para 18 casos positivos diários, em média. Já no interior do estado, a média diária de casos de Covid-19 era de 6 e passou para 8 registros. A FVS-RCP vai seguir acompanhando os casos nas próximas semanas para identificar se se trata de uma tendência.
Conforme o boletim, a mudança na média diária de casos pode estar relacionada com a entrada de novas variantes do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estado, como a subvariante Ômicron BA.2, identificada em abril deste ano. Não houve alteração, no entanto, nas hospitalizações pela doença.
O boletim destaca que, de 1º a 14 de junho, houve maior proporção de hospitalizações em adultos da faixa etária de 20 a 59 anos, com 50% dos casos e 36% idosos acima de 60 anos. Já em relação aos óbitos, foi registrado um óbito por Covid-19 no período de 14 dias analisado, mais especificamente em 12 de junho.
Fase verde O Amazonas segue em fase verde, considerado “risco muito baixo” de transmissibilidade para o novo coronavírus que requer vigilância. O cálculo para identificação das fases está alicerçado em dois eixos: capacidade de assistência à saúde e evolução da epidemia.
Fonte: FVS-AM