O projeto 02/2022 de autoria do vereador Ley Siqueira (PL) que substitui a denominação de Rua Acar, no Bairro São Cristóvão, para Rua Dr. Samuel Lopes da Cruz, foi aprovado nesta terça-feira, 21. O projeto deu entrada na semana passada, e foi encaminhado para as comissões Legislação, Justiça e Redação Final e Obras e Serviços Públicos.
“Os pareceres foram favoráveis e aprovados pelo plenário”, disse Ley Siqueira. Na sequência o projeto entrou em votação e foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes. O projeto que denomina Rua Dr. Samuel Lopes da Cruz em substituição a Rua Acar, será encaminhado para sanção do prefeito. A referida rua começa na Rua Três Casas e termina na Br 230.
O autor do projeto argumentou na tribuna da Câmara que foram realizadas pesquisas junto aos moradores, e a aprovação foi superior à 85%. Ley Siqueira também relatou que não foi encontrado lei no parlamento municipal designando o nome da Rua Acar, naquele bairro. O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
Dr. Samuel Lopes da Cruz
Mineiro de Manga e amazonense de coração. Dr. Samuel foi um dos primeiros advogados no sul do Amazonas. Dr. Samuel Lopes da Cruz, formou-se na turma de 1997, na Universidade do Oeste Paulista, inscreveu-se na OAB de Rondônia em abril de 2001. Atuou em Humaitá de 2005 até 2012, quando foi vítima de infarto. “Advogado e humanista”, assim definiu o vereador Dr. Valdeir Malta que teve a oportunidade de trocar experiências com Dr. Samuel, antes mesmo de sua formação acadêmica. Valdeir começou a atuar na advocacia em 2013. “Um advogado que colaborou com a Justiça por inteiro. Merecida a homenagem”, concluiu Valdeir Malta. Dr. Jorge André falou do legado deixado por Samuel. “Devemos aproveitar este momento para homenagear as pessoas que deixaram seu legado e contribuíram para o desenvolvimento de Humaitá”, disse Jorge André.
“As futuras gerações poderão ter referencias de quem contribuiu com a nossa história, através dos nomes das ruas”, enfatizou Jorge André. O vereador Jônatas Santos do Nascimento ‘Sipa’ ratificou as palavras do parlamentar Jorge André, parabenizando o vereador Ley Siqueira pela iniciativa.
Outros projetos
O parlamento municipal também apreciou os projetos m012 e 013/2022 de autoria do executivo que dispõe sobre parcelamento e reparcelamento de débitos do município de Humaitá com seu regime próprio de previdência, e estabelece regras do regime próprio de previdência social do município, respectivamente.