A solenidade de lançamento da 3ª Fase da Operação Tamoiotatá aconteceu nesta terça-feira, 12, em Humaitá. O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Coronel Orleilson Ximenes Muniz anunciou a utilização de mais de 200 brigadistas nesta fase da operação.
A Operação Tamoiotatá trabalha na fiscalização e no combate aos incêndios ambientais no sul do Amazonas, conhecido com Arco de Fogo. Humaitá será a sede da Operação, e o grupamento daqui será o responsável por manter atualizados os dados da operação.
Além do grupamento do Corpo de Bombeiros, no seu endereço tradicional, próximo à rotatória, no trevo para Porto Velho a corporação terá um endereço no perímetro urbano. “Estamos viabilizando uma troca permanente para mais próximo do perímetro urbano”, disse o prefeito Dedei Lobo.
Participaram do lançamento da terceira fase da Operação Tamoiotatá, além do prefeito de Humaitá, vereadores e autoridades das Forças Armadas e Forças Auxiliares de Segurança. A Operação coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública tem parcerias com Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e secretarias municipais, Policia Militar do Estado do Amazonas, Polícia Civil, Secom, Casa Militar, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Ibama e ICMBIO.
Os 215 brigadistas integrados nesta fase da operação foram treinados na segunda fase pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas nos municípios Apuí, Boca do Acre, Lábreea, Novo Aripuanã, Canatuma, Manicoré, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Maués. Esta é a primeira vez na história que os brigadistas são contratados.
Veja a reportagem.