O turismo é fonte de renda e contribui com 8,1% do PIB Nacional gerando 7,5% dos empregos no Brasil. De acordo com pesquisas o Brasil aparece na lista de destinos de 6,6 milhões de turistas estrangeiros. Esses números mostram o desempenho do setor em 2021. Este assunto ganhou destaque esta semana em Humaitá com a visita do Superintendente de Turismo de Rondônia, Gilvan José Pereira Júnior e uma equipe técnica da Setur.
O superintendente visitou pontos turísticos de Humaitá e manteve uma série de reuniões com políticos e empresários locais. Na quarta-feira, 13, esteve na CDL onde apresentou o projeto de Rondônia ao presidente da CDL/Humaitá, Euclides Dobri Junior, os empresários Sidney Farias, Maykon Johne, Maria Antônia Botelho e Sidney Júnior, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ronald Siqueira e o vereador Ley Siqueira (PL).
Com um discurso motivador Gilvan Pereira apresentou uma proposta de intercâmbio entre Humaitá e Rondônia. O superintendente rondoniense propôs auxiliar na organização e exploração do turismo na região.
Para o vereador Ley Siqueira temos muitos desafios para alavancar o turismo, iniciando pela infraestrutura. “O turismo gera emprego, renda e oportunidades, mas como qualquer setor necessita de investimentos e políticas públicas”, disse o parlamentar municipal. “Temos que melhor e qualificar transporte, hotéis, restaurantes, balneários e pontos turísticos”, argumentou Ley Siqueira.
O presidente da CDL, Euclides Junior afirmou que é necessário mostrar Humaitá que tem um potencial turístico enorme. “A CDL já vem apresentando a cidade para empreendedores de outros segmentos. Precisamos avançar neste setor também”, disse Euclides. Ley Siqueira falou em união para transformar o município num polo turístico. “É preciso organizar para avaliar”, disse o vereador.