Nesta segunda-feira, 1, o vereador Ley Siqueira (PL), esteve no DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito, responsável pela recuperação do Porto Hidroviário de Humaitá. O parlamentar em Manaus foi recebido pelo Superintendente do DNIT no Estado, Luciano Moreira de Souza Filho.
Na reunião o vereador Ley Siqueira foi informado que a empresa responsável pela manutenção do porto de carga e descarga de Humaitá, cumpriu todos os requisitos exigidos pela Agência da Marinha. A Marinha de Humaitá já despachou a portaria liberando o porto para operação. Acontece que até o momento a Porto Hidroviário não foi liberado para uso.
O vereador relatou todas as problemáticas que o município tem passado pelo não funcionamento do porto e que existe a grande necessidade de colocar em funcionamento. O Sr. Luciano Moreira, se comprometeu em resolver a situação até a próxima quarta-feira, 3.
“Vamos aguardar. Caso não seja liberado pediremos junto à Casa Civil, em Brasília esclarecimentos por que o Porto não está em operação, tendo em vista que não existe nenhum impedimento legal”, disse Ley Siqueira.
Nossa equipe conversou com o vereador Ley Siqueira em Manaus. Ouça o que o parlamentar fala sobre a liberação para funcionamento do Terminal Hidroviário de Humaitá que está com suas atividades paralisadas desde janeiro de 2021. Naquela oportunidade uma balsa bateu na estrutura e afundou a parte do meio de acesso ao terminal.