Deu entrada nesta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Humaitá uma indicação de serviço, assinada pelo vereador presidente, Manuel Domingos. A indicação pede ao executivo a desapropriação indenizada para servidão de passagem por estrada vicinal do Alto Crato. A indicação prevê a abertura de estrada vicinal.
A apreciação do pedido pelos vereadores foi acompanhada por moradores do Alto Crato que sofrem todos os anos no período do inverno amazônico. Atualmente existe uma linha de acesso, a linha 2, uma das mais antigas do Alto Crato. No verão o acesso funciona normalmente, porém no inverno, às águas invadem a vicinal, e o transporte da produção, alunos e locomoção dos moradores só é possível com a utilização de embarcações.
Na imagem acima, a linha verde em destaque, apresenta a alternativa que vai proporcionar uma ligação por terra o ano inteiro. Além da desapropriação e indenização a indicação de serviço, vai além pedindo a abertura da vicinal com os serviços de abaulamento e cascalhamento da estrada, colocação de manilhas e a construção de uma ponte.
Os moradores acompanharam a sessão e tiveram reunião com o presidente Manuel Domingos e o prefeito Dedei Lobo para definir os próximos passos da petição.