O projeto + Tabuando é o esforço de quatro professores de matemática da Escola José Cesário Menezes de Barros de ensinar de maneira diferente a tabuada. Escrito pelos professores Sidney Temo, Lúcio Mauro Torres Sena, Sara Ferraz e Eliana o projeto quer despertar o interesse pela matemática.
“A tabuada é a principal ferramenta do ensino aprendizagem da matemática”, disse Sidnei Temo no programa Notícias da Amazônia, na FM 104.9. O programa recebeu três dos quatro professores e o aluno Eleaquim Campos de Lima, campeão da primeira edição do + Tabuando.
A competição envolveu alunos da 5ª série ao 9º ano, um público na faixa etária de 9 a 17 anos. Foram mais de 400 alunos envolvidos diretamente, além dos professores de matemática, outros 30 profissionais da educação também atuaram na execução do projeto.
Inicialmente os alunos participaram de uma seletiva na própria sala de aula. Na segunda fase os classificados em cada sala foram para quadra poliesportiva da escola para definir os melhores de cada turno (matutino e vespertino). E na sequência os destaques de cada turno fizeram a grande final.
O campeão Eleaquim Campos de Lima, tem 13 anos, e está cursando a 7ª série. É aluno do professor Sidney Temo, e conta com o apoio da mãe que acompanha a vida estudantil de Eleaquim. O projeto já foi apresentado à Semed – Secretaria Municipal de Educação, e pode ser transformado numa atividade municipal em todas as escolas.
Ouça parte das entrevistas dos professores Lúcio Mauro e Sidney Temo.