O Caps Mangabeira – Centro de Atenção Psicossocial de Humaitá completa 10 anos de fundação nesta quarta-feira, 31. O Centro idealizado pela psicóloga Norma Rissa, foi inaugurado em 2012, criando um espaço de reintegração social do indivíduo, resgatando sua cidadania.
O Caps Mangabeira trabalha com consultas médicas, psicológica, enfermagem, Assistente Social. Através de oficinas terapêuticas trabalha com música, hidroginástica, ginástica laboral e artesanato. Desde 2017 são trabalhados os meses do Janeiro Branco, Maio do Tabagismo e Setembro Amarelo (ações que envolvem a sociedade).
A coordenadora Jussara Ceolin implantou um programa de Medicamentos de auto custo, Atendimento da saúde mental a pessoa privada de sua liberdade, e um programa de combate e conscientização do tabagismo. O Caps Mangabeira atende pacientes de Humaitá e outras cidades, como Lábrea, Apuí, Manicoré, incluindo o Distrito de Santo Antônio do Matupí, Canutama e Porto Velho.
São em média 150 atendimentos por dia no Centro de Atendimento Psicossocial. O Caps de Humaitá tem oito mil pessoas cadastradas. A equipe do Caps Mangabeira é composta por um psiquiatra, dois clínicos gerais, dois psicólogos, um enfermeiro, um farmacêutico, um fonoaudiólogo, um profissional de educação física, dois assistentes sociais, um técnico de enfermagem, dois recepcionistas, um administrativo e uma copeira.
O Caps Mangabeira, funciona de segunda à sábado das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os cadastros apresentam uma pessoa de dois anos como a mais nova em atendimento e uma outra pessoa com 103 anos, a idosa. O Caps atende na Avenida Brasil, no Bairro São Francisco.
Café da Manhã
A Semsa – Secretaria Municipal de Saúde ofereceu um Café da Manhã, organizado pela equipe do Caps que recepcionou os pacientes na manhã desta quarta-feira, 31. O atendimento é normal, e durante todo o dia os pacientes terão a mesa pronta para comemorar juntamente com os profissionais os 10 anos de implantação do Caps em Humaitá.