O Boletim da covid-19 foi criado pelo Ministério da Saúde e ampliado à Estados e municípios no inicio da pandemia do vírus que matou milhares de pessoas em todo o mundo. Os números eram atualizados diariamente informando o número de casos, mortes, internações e recuperações. O auge da doença foi registrado em 2020 com as chamadas ondas deixando o sistema de saúde em alerta.
A última das ondas iniciou em Humaitá na segunda quinzena de junho e durou até julho com números elevados de novos casos. Em agosto foi registrada a última morte pela doença no município. O último caso de covid-19 foi registrado em Humaitá no dia 25 de agosto. O último paciente internado pelo vírus recebeu alta em 21 de agosto. De lá para cá as equipes da Semsa – Secretaria Municipal de Saúde apenas acompanharam os últimos pacientes em tratamento domiciliar, e no dia 3 de setembro este paciente foi liberado.
Com os números em queda em todas as partes do planeta, e sem alterações em Humaitá, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o último boletim no dia 6 de setembro de 2022. “Em caso de alterações voltaremos a abastecer os dados”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça.
Nos quase três anos que convivemos com a covid-19 Humaitá teve 11.795 casos confirmados da doença, recuperou 11.637 e registrou 158 mortes. O último boletim confirma ainda que 433 profissionais de saúde foram contaminados neste período. Desde de 4 de setembro todos os indicadores de novos casos, investigações, internações (no HR ou fora) e pessoas em tratamento domiciliar estão zerados. Ao todo foram produzidos 753 Boletins da Covid-19 pela equipe da Semsa.
A torcida de todos é para que possamos continuar assim por muito tempo. Então continue cuidando, e as regras de higiene, e tudo o que foi aprendido ao longo deste período devem continuar.