O vereador Ley Siqueira (PL), informou nesta terça-feira, 13, que está recebendo prints de mensagens convocando servidores para participar de reuniões políticas. A informação foi repassada no pequeno expediente da Câmara de Vereadores, durante a 23ª Sessão Ordinária. Há 15 dias o vereador Totinha (PL) já havia abordado o tema.
Uma cartilha produzida pelo TST – Tribunal Superior do Trabalho define assédio moral:
“Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.
O assédio moral é conceituado por especialistas como toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritos que possam trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física e psíquica de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho.
No serviço público, caracteriza-se por condutas repetitivas do agente público que, excedendo os limites das suas funções, por ação, omissão, gestos ou palavras, tenham por objetivo ou efeito atingir a autoestima, a autodeterminação, a evolução na carreira ou a estabilidade emocional de outro agente público ou de empregado de empresa prestadora de serviço público, com danos ao ambiente de trabalho objetivamente aferíveis”.
Veja agora o que disse o vereador na sessão desta terça-feira, 13. Imagens da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores.