A XXIII Expohuma – Exposição Agropecuária de Humaitá começa definitivamente nesta sexta-feira, 23, mas a festa popular teve inicio nesta quinta-feira, 22, com a Cavalgada. Dezenove comitivas participaram do desfile que durou pouco mais de cinco horas para concluir o trajeto da Praça da Matriz até o Parque de Exposições Dr. Renato Pereira Gonçalves.
As comitivas capricharam no sistema de som que animou todo o percurso, e o presidente da Cavalgada, Zezinho dos Cachorros comandou a comissão de frente. Conduzindo a Rainha da Expohuma, Evilyn Carla e as princesas Geyse Tatyana e Rafaela Rainara e a Madrinha dos Peões Anna Gabriela, o presidente da Expohuma 2022, Amarildo dos Santos.
“Estamos preparados para a maior cavalgada do sul do Amazonas e a melhor festa de todos os tempos”, disse Amarildo que é Secretário Municipal de Agricultura. O presidente da festa confirmou muitas novidades, começando pelo Centro de Eventos com capacidade para aproximadamente três mil pessoas na área coberta. A Expohuma começa hoje com o rodeio em touros e o show nacional de Matheus e Kauan.
Cavalgada
Cavalos, bois e carroças formaram o pelotão de frente da Cavalgada que apresentou a rainha, suas princesas e a madrinha dos peões. A força do agronegócio estava presente em todos os detalhes. Humaitá recebe na Expohuma investidores de outras regiões, e durante os dias de evento vai focar em palestras e workshop que destacam a agricultura familiar. As festa ficou completa com a população que ficou ao longo da avenida 5 de setembro e da BR 230 para ver de perto a passagem das comitivas.
Acidente
Dois acidentes foram registrados. Um pela parte da tarde, e outro à noite. Os dois com danos materiais e escoriações. As pessoas foram atendidas no Hospital Regional pela equipe de plantão. “Foi tudo muito normal”, destacou Nara Polyanna, diretora.
Limpeza
As equipes de catadores de resíduos recicláveis e a turma da limpeza das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura deram conta do trabalho. Na sequência das comitivas o trabalho foi intenso para deixar tudo pronto e limpo.
Nossa equipe conversou com o presidente da Expohuma, Amarildo Santos, a rainha da festa e o pioneiro Antônio Tche