A sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Humaitá nesta terça-feira, 4, foi marcada pela homenagem às enfermeiras chefes das UBS’s – Unidades Básicas de Saúde. A Moção de Aplausos de autoria do vereador Jônatas Santos do Nascimento foi aprovada por unanimidade na Casa de Leis.
Ao todo 18 enfermeiras receberam às homenagens durante a sessão, outros quatro enfermeiros vão receber em gabinete, a pedido do vereador Ley Siqueira. As enfermeiras falaram do desafio da profissão, e receberam o reconhecimento dos parlamentares municipais que destacaram o trabalho, principalmente no período da pandemia.
Valdeir Malta falou da importância das enfermeiras traçando um paralelo entre os Soldados da Borracha na segunda guerra e os profissionais da saúde que enfrentaram um inimigo invisível durante a pandemia de covid-19. “Só aplausos não são suficientes. É preciso ser reconhecido também nos salários, e recentemente houve um recurso para evitar o piso nacional”, disse Valdeir.
Ley Siqueira disse que a homenagem as enfermeiras, representa uma justa homenagem a toda a classe da saúde. “Desde o período da pandemia ainda não nos reunimos para agradecer. Muito Obrigado”, disse Ley. Foi uma missão quase impossível, estendendo esta homenagem a todos os profissionais da saúde. “Tem profissão e tem missão. Ser enfermeira é uma missão”, finalizou o parlamentar.
A enfermeira Renata Dolores, especialista em urgência e emergência e saúde pública. Renata atua no Ponto de Apoio de Saúde Aldemir Joaquim Riça na Comunidade Muanense. A enfermeira lembrou os pioneiros de profissão e os técnicos de enfermagem que auxiliam na realização da função. Renata falou em reconhecimento com salários dignos e direitos trabalhistas, lembrando a ação Supremo Tribunal Federal sobre o Piso Salarial.
Veja o que a enfermeira Renata Dolores diz sobre a homenagem recebida nesta terça-feira, 4, na Câmara Municipal de Vereadores.