Com a queda de duas pontes num período de 15 dias ao longo da BR 319, a pouco mais de 100km de Manaus, pelo menos três cidades passam a sofrer com o desabastecimento. O Governo do Estado decreto Situação de Emergência em três cidades: Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri. Já faltam medicamentos, alimentos e existe o risco de falta de energia.
A BR 319 é a única ligação terrestre destas localidades com o restante do país. O DNIT no inicio desta semana divulgou que pretende utilizar balsas para realizar a travessia dos veículos. A ideia de uma ponte Metálica está sendo descartada pela logística afirmam os engenheiros.
O Governador Wilson Lima (UB) esteve reunido nesta segunda-feira, 10, com o Ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O próprio Governador informou a imprensa que a ponte sobre o Rio Curuçá, onde caiu a primeira ponte está descartada. Os dois trechos, no Rio Curuçá e na Ponte Autaz Mirim vão passar por medidas paliativas, segundo o Governador.
O primeiro trecho deve receber balsas para auxiliar na travessia, e a ponte que desabou no mês de outubro o DNIT pretende fazer um aterro por dentro do rio para viabilizar a passagem.
Governador do Amazonas, esta é querendo derrubar as pontes que resta.