O líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Humaitá, Dr. Jorge André leu dois ofícios oriundos do Gabinete do Executivo Municipal. O primeiro referente a notícia de bloqueio das contas da prefeitura, no dia 5 de outubro por determinação da Justiça do Trabalho. O débito de R$ 678.741,49 (Seiscentos e setenta e oito mil, setecentos e quarenta e um reais e 49 centavos) diz respeito ao processo trabalhista, iniciado em 2016.
Segundo o ofício o processo trabalhista teve inicio em 2019, e sem acordo entre as partes houve o bloqueio. Ao todo 17 reclamantes assinam o processo.
O segundo ofício apresenta uma resposta do Governo Federal com relação a conclusão das escolas Rio Madeira e Lago do Antônio. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação informou que não possui reservas orçamentárias para execução das obras. Jorge André disse que a prefeitura já investiu nas escolas R$ 1 milhão, como aditivo.
A educação também foi destaque no pequeno expediente da Câmara de Vereadores com o vereador Jonatas ‘Sipa’, membro da Comissão de Educação da Câmara. O vereador informou a possibilidade de redução dos dias letivos no calendário escolar municipal. A informação veio à público, na semana passada, após reunião do prefeito Dedei Lobo e da Secretária Municipal de Educação, Arnaldina Chagas com os membros do Conselho Municipal de Educação de Humaitá.
O calendário deve ser suprimido em nove dias por falta de recursos, segundo o executivo. A demanda foi levada à Comissão de Educação da Câmara. Tanto a Comissão de Educação da Câmara quanto o Conselho Municipal de Educação de Humaitá solicitaram da Semed explicações com planilhas de gastos e receitas da educação para justificar a modificação no calendário da educação.
O líder do Governo não vê problemas em reduzir o calendário da educação em 9 dias, e explicou. “Os índices do IDEB são os melhores dos últimos tempos”, afirmou o parlamentar. Já o vereador Valdeir Malta disse que é preciso verificar a lei. O presidente da Câmara, Manuel Domingos, precisou colocar ordem nas discussões.
Ainda sobre educação, o prefeito Dedei Lobo (UB), fez uma visita surpresa a Câmara de Vereadores. Por cinco minutos o prefeito enalteceu as conquistas da educação e convidou os vereadores para um almoço em comemoração ao Dia do Professor, no próximo sábado, 15. Em momento algum o prefeito falou sobre o calendário da educação. Dedei Lobo inclusive anunciou a reinauguração da Balsa Escola para semana que vem. Em instantes mais detalhes.