Uma semana depois da apresentação do RIMA – Relatório de Impacto Ambiental dos Estudos de Impactos realizados para a Fazenda Santa Rita ampliar sua área de produção em Humaitá, a pergunta no sul do Amazonas continua, por quer tanta burocracia. E essa foi a primeira questão ao Diretor Presidente do IPAAM – Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, Juliano Valente.
O diretor do IPAAM, garantiu que uma das respostas passa pelo EIA e o RIMA. “É necessário conhecer para tomar as decisões de gestão. O estudo realizado pelo Instituto Piatam destacou viável a ampliação da área de produção da Fazenda Santa Rita. Esse material serve de base para outros estudos em propriedades da região.
O Sul do Amazonas passa por desafios que vão da regularização fundiária ao licenciamento ambiental. Os especialistas garantem que estes desafios superados ajudam na preservação do meio ambiente, e garantem a geração de emprego e renda na região. A produção de grãos está se adaptando muito bem à região.
Veja a conversa com o presidente do IPAAN, Juliano Valente e o jornalista Fábio de Souza, falando sobre desburocratização, legislação e o marco da Audiência Pública, realizada em Humaitá.