A Secretária Municipal de Saúde de Humaitá, Sara dos Santos Riça, participou do programa Notícias da Amazônia, na FM 104.9 na semana passada, e falou sobre a dengue em Humaitá. “Estamos com surto ‘localizado’ no Bairro Nossa Senhora do Carmo. A identificação aconteceu após o Lira – Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti.
As larvas do mosquito segundo a Secretária Municipal de Saúde foram localizadas num Beco do Bairro. “Ao fazer a vistoria nas casas os agentes se surpreenderam com a quantidade de larvas nos quintais”, disse Sara Riça. Segundo o Coordenador do Controle de Dengue, Talles Costa os números do LIRA foram atualizados na sexta-feira, 21.
“Hoje estamos realizando novas ações no Bairro Nossa Senhora do Carmo”, informou Talles. Nos últimos 15 dias os agentes da epidemiologia trabalham naquele setor, e algumas vezes de forma integrada com a Secretaria Municipal de Infraestrutura para auxiliar na limpeza. A Secretária Sara destacou que a limpeza é um trabalho de todos. “Cada um deve fazer a sua parte o agente público e a comunidade”, frisou a Secretária de Saúde.
Solicitamos os novos números do Lira para o Coordenador da Vigilância em Saúde, o biomédico Mateus Santos Lopes na sexta-feira, 21. Até o encerramento desta matéria o Coordenador ainda não havia encaminhado. O Lira mostra a realidade nos bairros da cidade, e serve de indicador para as ações da Saúde.
Testes
Ouça o que diz a Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça, sobre os testes rápidos em falta no mercado e a sorologia, utilizada para identificar os casos de dengue em Humaitá. “Essa é fiel”, destacou Sara.