Os agentes do Setor de Endemias, ligados a Secretaria Municipal de Saúde realizaram de 10 à 19 de outubro, em Humaitá o Lira – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. A partir dos resultados são traçadas as estratégias de combate e proliferação. A saúde humaitaense também pode fazer uma classificação a partir dos resultados da situação de cada bairro.
Os Bairros Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo foram classificados como Alto Risco. O índice de infestação foi de 10,4%, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1,5 à 2%. Numa tradução popular, significa dizer que de cada 100 imóveis pesquisados no Nossa Senhora do Carmo, 10 estavam positivos para o Aedes Aegypti.
Outro índice alto nestes bairros, é o Índice de Breteau, que mede a variação e avalia os depósitos positivos. A pesquisa apontou 14%, ou seja, muito depósito positivo, disse o Coordenador do Controle de Dengue, Talles Costa. Este índice apresenta o mosquito na fase larvária.
Depósitos predominantes no Bairro Nossa Senhora do Carmo
Caixa d’água, depósito fixo, pneus de carro, bicicleta e moto, lixo (copo descartável, balde, lata de refrigerante e cerveja e garrafa pet. Talles destaca ainda os depósitos naturais, casco de animais, coco, cuia e cupuaçu. “Em todos estes locais foram encontradas a larva do Aedes Aegypti.
Outros Bairros
O novo Lira também classificou os outros bairros em médio e baixo risco, ficando abaixo da média exigida pelo Ministério da Saúde.
Médio Risco: Centro, São José, Nova Humaitá, São Pedro, São Domingos Sávio, Nova Esperança, Novo Centenário e Divino Pranto.
Baixo Risco: São Sebastião, Residencial Rio Madeira, São Cristóvão e São Francisco
Estes bairros registraram índices de 2,4; 2,1; 1,9; 1,3; 0,7 e 0,3, respectivamente.
Talles da Costa alerta para os resultados, indicando que a sociedade tem papel importante para combater a proliferação e evitar que estes números aumentem. “Precisamos manter limpos terrenos, cobrir as caixas d’água e evitar de deixar produtos que possam coletar água exposto”, reafirmou o Coordenador de Controle da Dengue.
Ações
A Coordenação do Controle de Dengue entrou com ações rápidas no Bairro Nossa Senhora do Carmo. Ações de bloqueio, imersão de depósito, tratamento, além de orientação para a população, alertando da doença. E esta semana a equipe da Semsa inseriu na programação de combate a dengue palestras na Escola, para atingir os alunos que passam a influenciar hábitos dos pais.
O conjunto de ações fez os números despencarem. Sobre o surto de dengue no bairro Nossa Senhora do Carmo, foram 15 ruas em um beco. “Agora é manter a vigilância e cuidar ainda mais, as chuvas chegaram”, finalizou Talles.
Veja abaixo a consolidação do Lira der 10 à 19 de outubro, realizado em Humaitá e a classificação dos bairros da cidade, der acordo com o levantamento.