O vereador e presidente da Colônia de Pescadores Z-31 de Humaitá, Samuel Mendonça participou do programa Notícias da Amazônia, na FM 104.9 e comentou sobre o seguro defeso, Período da Piracema e outros assuntos relativos aos pescadores. “Sobre o Seguro Defeso de 2015, 38 pescadores já receberam o benefício, graças a ação que a Colônia de Pescadores ingressou”, disse Samuel.
São 840 processos que estão sendo analisados. “A nossa Colônia é a única no Brasil que tem conseguido receber o benefício daquele ano”, informou Samuel da Colônia. O presidente falou sobre a reunião agendada para o próximo domingo, 20. “Teremos a participação do prefeito, e vamos falar sobre diversos assuntos ligados a atividade pesqueira”, Confirmou Samuel.
Começou no Estado do Amazonas nesta quarta-feira o período da Piracema, neste espaço que se estende até o dia 15 de março, o pescador não pode buscar algumas espécies definidas em Lei nos rios e lagos da região. Samuel Mendonça defende um novo estudo para determinar o período de defeso. “O ciclo do peixe ficou diferente”, avaliou Samuel.
A reunião deste domingo será no Clube Municipal a partir das 8h da manhã. Além do Seguro Defeso de 2022 e 2023, serão tratados assuntos relacionados ao GPS 2022 e o Recadastramento do SISRGP 4.0.
Ouça parte da entrevista com o presidente da Colônia de Pescadores que fala sobre o Período de Defeso e diminuição na produção do pescado. Nas duas últimas décadas Humaitá viu sua produção cair de 900 toneladas para pouco mais de 200 toneladas de peixe.