Para reiterar os alertas sobre cuidados e prevenção envolvendo a dengue, chikungunya e Zika vírus, o Brasil instituiu o penúltimo sábado de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti.
A data, celebrada hoje, 19, não foi escolhida à toa. O período em que o mosquito mais se propaga é o verão, estação em que, no Brasil, vem acompanhada de chuvas, tornando o cenário favorável ao Aedes e perigoso para as vítimas dessas doenças que costumam assolar o país. No Amazonas estamos iniciando o Inverno Amazônico, estação que também é acompanhada de muita chuva.
HUMAITÁ
Em 2022, Humaitá verificou 624 notificações de casos suspeitos de dengue, a Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes de endemias confirmou 191 casos. O Bairro Nossa Senhora do Carmo é o recordista de casos confirmados este ano. São 42 casos de dengue, seguido dos bairros São Domingos Sávio (30) e São Cristóvão (26). Mais de 50% dos casos estão nestes bairros.
Os meses de maio e junho confirmaram 26 casos de dengue em cada mês, os maiores índices registrados este ano. Em novembro segundo o último levantamento feito pelo setor de Controle de Dengue em Humaitá 8 casos foram confirmados.
AÇÕES
Com a chegada das chuvas há uma tendência de aumento do número de casos e de mosquito. O Coordenador do Controle de Dengue no município, Talles Costa alerta para o cuidado que os moradores devem ter. “Evitar caixas d’água aberta e promover a limpeza nos quintais”, disse Talles. As equipes estão encontrando muitos depósitos positivos.
As equipes da Semsa estão realizando bloqueios de casos suspeitos. Os depósitos estão sendo eliminados e tratados. Os agentes também estão trabalhando na orientação da comunidade. “Muitas pessoas apresentam os sintomas, e os quintais estão cheios de larvas. O cuidado é de todos”, alerta Talles Costa. Apesar da queda o Bairro Nossa Senhora do Carmo continua sendo o campeão em notificações.
Na próxima semana a equipe de Controle de Dengue deve atuar no São Domingos Sávio para realizar o levantamento de índice. Talles ressalta que não é o LIRA e sim uma ação que vai localizar os depósitos que predominaram. Lixo, caixa d’água, tanque de lavar roupas que fica exposto, pneu velho são alguns itens que devem ser eliminados. “É necessária a participação dos moradores”, alerta o agente.
Lista de cuidados
A fim de lembrar alguns cuidados reiteradamente divulgados por autoridades sanitárias, o Ministério da Saúde lançou, no fim de outubro, a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, que prevê a veiculação de peças publicitárias em rádio, TV e internet com informações sobre os principais focos de proliferação do mosquito, bem como sobre medidas preventivas.
Durante o lançamento, o ministro Marcelo Queiroga disse que o sucesso da campanha depende diretamente da colaboração da sociedade. “Não temos como fazer isso sozinhos”, afirmou.
Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada.
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado no dia 7 de novembro pelo ministério, foram registrados até então em todo o país 1.374.019 “casos prováveis de dengue em 2022. O número representa, no mesmo período, um aumento de 182% na comparação com o ano anterior (2021). A doença já matou este ano 945 pessoas.