A Casa da Juventude iniciou suas atividades em Humaitá, no dia 17 de abril, através da Associação É Preciso Saber Viver. O grupo formado por jovens, criado em 2019, foi regularizado e atualmente o gestor da Casa que oferece cursos nas áreas do esporte, cultura, educação, social e profissionalizantes. A Casa da Juventude funciona na 29 de Agosto, antiga Casa das Irmãs Marcelinas.
“Canto, capoeira, Jiu-Jitsu, violão e Espanhol foram os primeiros cursos”, relata Marquinhos Presidente da Associação É Preciso Saber Viver. Na sequência foram disponibilizados cursos profissionalizantes de maquiagem, manicure, noções de empreendedorismo, atendimento ao cliente, assistente administrativo, recepcionista e marketing pessoal. Foram entregues mais de 200 certificados a crianças, adolescentes e adultos nesta terça-feira, 22.
A cerimônia para entrega dos certificados marcou o encerramento das atividades relativas à 2022. O Secretário de Cultura de Humaitá, Ronald Siqueira disse que em 2023, a Casa da Juventude vem com novidades. “Vamos encerrar as atividades hoje com retorno para matrículas a partir de fevereiro e inicio das atividades na primeira quinzena de março”, disse Ronald.
O Vereador Dr. Jorge André disse que o poder público tem buscado políticas públicas para incentivar e apoiar ações como as da Casa da Juventude. “Destaco a participação dos pais nesse processo de aprendizagem”, finalizou o parlamentar. O projeto conta com apoiadores da iniciativa privada, Farmadicas, SeteFacily e CDL, todos homenageados nesta terça-feira, 22. Também apoiam o projeto o vereador Ley Siqueira (PL) e o deputado estadual, Felipe Souza (Patriota).
A noite para entrega de certificados e encerramento do primeiro ano de atividades da Casa da Juventude também foi a oportunidade dos alunos apresentarem um pouco do que aprenderam. Os alunos de dança, canto, flauta e violão fizeram apresentações belíssimas. Participaram da cerimônia pais e colaboradores, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ronald Siqueira, o Secretário de Gabinete, Jhonatan Maciel, o vereador Dr. Jorge André, a representante da Farmadicas, Jéssica Souza e a Secretária Executiva da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Tsad Magalhães.
Veja as imagens e as entrevistas com Ronald Siqueira e Dr. Jorge André.