Com uma grande atuação no segundo tempo da partida disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, o Japão derrotou a Espanha por 2 a 1 de virada e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Catar. Com este resultado, a seleção nipônica avançou, nesta quinta-feira, 1, como primeira colocada do Grupo E.
Assim, na próxima fase, a equipe comandada pelo técnico Hajime Moriyasu medirá forças com a Croácia, atual vice-campeã mundial, que encerrou a participação no Grupo D na segunda posição após empatar sem gols com a Bélgica nesta quinta.
Esta é a quarta oportunidade na qual os Samurais Azuis ultrapassam a fase de grupos de um Mundial de seleções em sete participações.
Apesar da derrota, os espanhóis conseguiram avançar com a segunda posição da chave. Assim, a Fúria pegará nas oitavas o primeiro colocado do Grupo D, o Marrocos.
Com esta combinação de resultados quem ficou fora E é as Alemanha, a segunda copa seguida que os alemães não passam da primeira fase. No jogo de hoje a Alemanha venceu por 4 x 2 a Costa Rica, fez os mesmos quatro pontos da Espanha, porém nos critérios de desempate ficou com a terceira posição.
Os jogos desta tarde, em determinado momento chegaram a apontar Japão e Costa Rica classificados. A combinação de resultados, vitória do Japão e vitória da Costa Rica, estava eliminando os gigantes Espanha e Alemanha. Com a virada da Alemanha, estão confirmados nas oitavas de final, Japão e Espanha.
Resultados de hoje
Grupo E
Costa Rica 2 x 4 Alemanha
Japão 2 x 1 Espanha
Grupo F
Canadá 1 x 2 Marrocos
Croácia 0 x 0 Bélgica
Confrontos definidos nas oitavas de final
Holanda x Estados Unidos – sábado, 3 de dezembro, às 11h
Argentina x Austrália – sábado, 3 de dezembro, às 15h
Japão x Croácia – segunda, 5 de dezembro, às 11h
1G x 2H – segunda, 5 de dezembro, às 15h
Inglaterra x Senegal – domingo, 4 de dezembro, às 15h
França x Polônia – domingo, 4 de dezembro, às 11h
Marrocos x Espanha – terça, 6 de dezembro, às 11h
1H x 2G – terça, 6 de dezembro, às 11h
Fonte: Agência Brasil
Adição: Fábio de Souza