Os moradores dos 17 bairros da cidade de Manicoré estão sofrendo com os lixos acumulados. Na segunda-feira, 28, moradores do Ramal, na estrada do Inajá realizaram protestos, pedindo providencias as autoridades. Com o inicio das chuvas, o chorume produzido pelo deposito de lixos a céu aberto invadiu ruas no meio do ramal. “Sem contar o grande número de urubus que estão por aqui”, diz um dos moradores.
A Ambiental Serviços, empresa responsável pela coleta de lixo em Manicoré não recolhe os resíduos desde terça-feira, 29. Um funcionário da empresa que preferiu não se identificar disse a reportagem que a empresa não pode coletar por que não tem onde depositar o lixo. Os protestos iniciados na segunda-feira em Manicoré continuam no Lixão Municipal. Os agricultores na região pedem uma solução ao executivo municipal. O local está interditado.
A prefeitura por sua vez fez a aquisição de um terreno ao lado do atual lixão para ampliar a área de deposito. Uma máquina limpa o terreno e prepara o local. Será uma medida paliativa até resolver em definitivo o problema do lixão municipal. Enquanto isso o lixo só aumenta em frente à residências e ao comércio local.