Daniel da Silva Caetano Junior de 23 anos é o representante de Humaitá na 23ª Edição das Olímpiadas Especiais das Apaes, em Aracaju. O atleta humaitaense se classificou nas Olímpiadas da Apae, no segundo semestre, nadando na piscina do CETI.
O aluno/atleta da APAE de Humaitá embarcou com destino a Aracaju neste sábado, 3, pela manhã, no Aeroporto Internacional de Porto Velho. Daniel da Silva vai nadar os 25 metros, e também está classificado para o atletismo. Esta é a segunda viagem de Daniel para eventos nacionais. “Estou contente, vai ser o meu presente de aniversário. Daniel completa 24 anos no dia 9 de dezembro.
Além de treinar muito para a competição, Daniel também pretende fazer novos amigos. Boa sorte ao Daniel. As Olímpiadas Especiais das Apaes, acontece de 5 à 10 de dezembro na capital sergipana. Veja a entrevista com Daniel antes do embarque abaixo.
As Olimpíadas Especiais das Apaes, evento estatutário, são realizadas pela Fenapaes desde 1973, atualmente a cada três anos, chegando agora na 23ª edição. A primeira aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. O Rio Grande do Sul foi o último Estado a sediar o evento, em 2018, em Canoas.
A competição deste ano contará com a participação de mais de 1,6 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes de 23 estados e do Distrito Federal. No total, serão 11 modalidades, sendo cinco coletivas (basquete, handebol, capoeira, futsal e futebol society) e seis individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa e bocha). Antes de chegar à edição nacional, os atletas passaram pelas seletivas estaduais, que ocorreram ao longo do ano.
Ao enfatizar a importância do esporte para o desenvolvimento e a promoção da inclusão social e da cidadania, principalmente no que diz respeito às pessoas com deficiência, o vice-presidente Nilson Ferreira pontuou que o evento Olimpíadas das Apaes é um dos momentos em que o movimento apaeano chama a atenção da sociedade brasileira, por meio do esporte, de que deficiência não é sinônimo de incapacidade, bem como da necessidade do respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Segundo Nilson, as Olimpíadas das Apaes representam mais do que um evento esportivo.
A cerimônia de abertura acontecerá no próximo dia 5 de dezembro, com transmissão ao vivo pelos canais da Apae Brasil no YouTube, Facebook e Instagram.