A Catedral de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Humaitá construída em 1876, às margens do Rio Madeira passa por reforma. Há mais de 50 anos sem uma reforma vultuosa a Catedral de Humaitá está sendo revigorada. O Arquiteto sagro Tobias de Santa Catarina fez a análise da estrutura e é responsável pelos projetos arquitetônico e luminotécnico.
O olhar profissional preserva e considera aspectos do presbitério, considerando o modelo da igreja e preservando aspectos históricos e culturais. Os trabalhos estão em conexão com o espaço litúrgico, informa o Pároco, Padre Marcelo.
“As obras seguem à medida que os recursos entram. Em sua maioria oriundos de doações”, disse o Padre. O projeto elétrico já está concluído, e foi um grande investimento, relatou o Padre Marcelo. O projeto de combate a incêndio já está com mais de 50% executado. Adequando as leis em vigência.
O próximo passo será o projeto do relógio que é de aspecto cultural, conectado ao sino. “Esse artefato está na memória cultural do povo e vai ser restabelecido”, informou o Padre Marcelo. As previsões mais otimistas indicam que as obras sejam concluídas em dezembro de 2024 (Ver entrevista abaixo). A previsão, e o desafio foi lançado pelo Bispo Diocesano de Humaitá, Dom Antônio Fontinele de Melo, na abertura dos festejos de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Bingo
O Bingo anteriormente previsto para o dia 17 de dezembro, foi transferido para o dia 26 de fevereiro. As cartelas continuam a venda, e toda a arrecadação será revertida para a reforma da catedral. Os organizadores agradecem a compreensão da comunidade, e reforçam a nova data, dia 26 de fevereiro de 2023.