Aconteceu nesta sexta-feira, 16, em Humaitá a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no CRAS – Centro de Referência a Assistência Social. Em discussão a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas integral com respeito a diversidade.
A abertura o evento contou com as participações do prefeito, dedei Lobo (União Brasil), secretários municipais e do vereador Ley Siqueira (PL). A irmã Ivonete da Diocese de Humaitá falou sobre o trabalho desenvolvido na área ribeirinha, atualizando a situação destas comunidades durante e pós pandemia. Os três eixos trabalhados envolveram a situação pandêmica da covid-19.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Emanuel do Nascimento Rodrigues ‘Emano’, destacou como positiva as discussões e a participação da sociedade e a rede sócio assistencial. “As definições serão ajustadas dentro da realidade para materializar as políticas públicas”, frisou Emano. A participação da sociedade foi recorde. Emano participou nesta sexta-feira do programa Notícias da Amazônia na FM 104.9 e fez um balanço das ações da pasta ao longo de 2022. No término do programa conversamos com o secretário sobre a Conferência. Veja a entrevista com o Secretário Emano.