A coordenação do Projeto Arte Suave Jiu-Jitsu para Todos em Humaitá, reuniu nesta sexta-feira, 16, alunos, professores e pais para a cerimônia de troca de faixas. O projeto criado em 2021 completou um ano no dia 25 de outubro, e realizou a primeira troca de faixas. “É o momento onde é premiada a evolução do atleta”, afirmou o vereador Ley Siqueira, idealizador do projeto.
O idealizador do projeto destacou o empenho e as conquistas do projeto neste primeiro ano. “Participamos de competições em Humaitá e fora do Estado com excelentes resultados”, frisou Ley Siqueira. No projeto Arte Suave Jiu-Jitsu para Todos o aluno é avaliado nos critérios esportivos, social, educacional e familiar. “O esporte é um importante meio de socialização, disciplina e formação do cidadão”, destacou o parlamentar.
Os graus no Jiu Jitsu correspondem a evolução do aluno no sistema de graduação da arte suave, por exemplo o faixa branca só irá graduar faixa azul quando já tiver recebido seu 4 grau na faixa branca. Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente. No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.
A cerimônia aconteceu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, na 29 de agosto, anexo à Casa da Juventude. Moicano recebeu a faixa marrom e se emocionou.