A última sessão ordinária de 2022 na Câmara de Vereadores de Humaitá foi de balanço das ações dos vereadores com destaque para avanços na infraestrutura. Os parlamentares destacaram a pavimentação na cidade com recursos do Governo do Estado, o Luz para Todos do Governo Federal e a construção de escolas no interior e na cidade. Também fez parte dos discursos a revitalização da Orla da cidade e a iluminação.
Em pautas quatro projetos para discussão e aprovação, dois oriundos do executivo e dois do legislativo. O poder executivo encaminhou os projetos de lei 27 e 28 que tratam do reajuste para servidores efetivos da educação e servidores do quadro efetivo da prefeitura. O reajuste será de 8,97%. De acordo com a prefeitura a correção entra em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2023, e leva em consideração o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo e mais a variação do PIB – Produto Interno Bruto.
Já a mesa diretora, considerando o regimento interno da Câmara apresentou o projeto 003/2022 e a resolução 006/2022. O primeiro cria dois novos cargos (Assessor Especial das Comissões e o de Chefe do Departamento de Atas da Câmara). Os salários são de R$ 5.500,00 (Cinco mil e quinhentos reais) e R$ 1.600,00 (Um mil e seiscentos reais), respectivamente. O projeto trata de alteração na Lei Municipal 840/2019 e dispõe sobre reajuste de vencimentos para composição das perdas inflacionárias no último exercício.
A resolução 006/2022 apresenta o reajuste de salários e vencimentos dos servidores efetivos da Câmara Municipal de Humaitá, na ordem de 8,97%. O novo valor para os servidores efetivos entra em vigor no dia primeiro de janeiro de 2022. Tudo foi aprovado por unanimidade.