A chuva desta quinta-feira, 5, em Humaitá, foi intensa, e o grande volume de água expôs um problema antigo em ruas avenidas e praças. A praça em frente a UEA – Universidade Estadual do Amazonas ficou debaixo d’água. A avenida Brasil foi interditada, assim como as ruas B e C que saem da BR, sentido Bairro São Cristóvão. A chuva mais forte atingiu Humaitá pouco antes do meio-dia e permaneceu até 13h20.
O Corpo de Bombeiros informou que não foi registrada nenhuma ocorrência em virtude de pontos alagados. O site Notícias da Amazônia entrou em contato com a Defesa Civil do município. O coordenador Jhonathan Maciel afirmou que está fechando o levantamento da ação das chuvas em Humaitá. Um relatório será encaminhado à Defesa Civil estadual, e depois será divulgado à imprensa.
Os servidores da Secretaria de Infraestrutura utilizaram três retroescavadeiras para desobstruir os pontos mais críticos durante a chuva. O Secretário Municipal Edivaldo Meireles ‘Zico’ disse que pontos onde não eram registradas alagações foram confirmadas nesta quinta-feira. “Na Rua C a equipe encontrou um sofá na vala, arrastado pela força da água entupiu a boca da caixa”, disse Zico. Próximo a Defensoria Pública, na Rua Circular foi outro ponto que precisou da intervenção da Infraestrutura.
Sobre a Praça da Saúde, em frente a UEA, a partir da próxima semana a prefeitura deve concentrar seus esforços nesta região. “Já existe uma linha de manilhas de 60 cm, vamos colocar uma segunda linha de 80 cm”, disse o Secretário. Segundo o secretário este trabalho vai resolver o problema naquela região.
Uma mulher do bairro Nova Humaitá entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e informou que as águas da chuva invadiram a residência. A mulher confirmou perdas materiais: uma geladeira, um sofá e outros equipamentos.