O calendário escolar 2023 para as escolas públicas municipais foi discutido durante todo o mês de dezembro de 2022. No dia primeiro a Semed – Secretaria Municipal de Educação encaminhou a proposta ao CMEH – Conselho Municipal de Educação de Humaitá. A Câmara da Educação Básica analisou, fez alterações e elaborou um relatório. O relatório foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação em reunião plenária. O parecer do Conselho e as resoluções dos calendários foram publicadas em 29 de dezembro de 2022.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação, Helena Ferraz dos Santos Malta tanto a Semed quanto a prefeitura de Humaitá se comprometeram em cumprir os 200 dias letivos. “Não vai ocorrer o que aconteceu no ano passado alteração no calendário por falta de recursos”, lembrou Helena. A presidente do Conselho também confirmou que o PSS – Processo Seletivo Simplificado será prorrogado e o edital será publicado. “Isso garante tempo hábil para que todos os profissionais da educação estejam em sala para oi início do ano letivo”, argumentou a presidente do CMEH.
O ano letivo na rede pública municipal na cidade deve ser iniciado no dia 13 de fevereiro. O calendário prevê ainda o dia 6 de março como data para início das atividades na Zona Rural. A Semed por sua vez afirmou que está concluindo a organização dos calendários com ajustes necessários. Sobre reuniões com gestores e professores as datas devem ser confirmadas na próxima semana. “Os profissionais da educação vão receber toda a formação necessária para recepcionar os alunos nas datas previstas”, informou uma servidora da Semed.
“Sabemos que o ano escolar não se faz só com escolas e alunos, mas existe toda uma logística a ser planejada com antecedência como merenda escolar, transporte escolar, material escolar e administrativo, de forma que o Conselho juntamente com a SEMED já está realizando todas as tratativas e fiscalizações para que tenhamos um ano letivo de muito sucesso”, finalizou Helena Ferraz.