Na segunda-feira, 8 a Semsa Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim da Covid-19 sem registros de casos, em todos os indicadores. Sem novos casos, sem casos em tratamento domiciliar, sem internações e sem pacientes em tratamento fora do domicílio. Em 2023 apenas um novo caso foi registrado no primeiro dia do ano, e de lá para cá os boletins indicavam o controle do vírus. Isso não acontecia desde três de novembro de 2022.
Foi nesta data que a Semsa voltou a registrar casos de covid-19 novamente em Humaitá. O boletim 754 interrompeu uma pausa grande sem registros de casos. À época o boletim informava um caso novo e dois em tratamento domiciliar. A partir deste momento os boletins voltaram a ser diários e informaram mais de 350 casos neste período e uma morte, elevando para 159 o número de vítimas da covid-19 na cidade desde o início da pandemia.
Já na primeira semana de dezembro o layout do informativo foi modificado. A nova apresentação dos números da covid-19 veio na horizontal, retirando do foco as informações referentes a profissionais da saúde positivados. As principais informações agora estão alinhadas na parte central do informativo, deixando para o rodapé direito a informação sobre internações.
Neste novo ciclo de registros deve-se destacar a baixa no número de internações. Possivelmente um reflexo da vacinação que continua disponível nas UBS’s. Com os números seguidos se repetindo, perguntamos a pasta da saúde se haverá uma nova pausa na divulgação dos boletins, até o encerramento deste material não tínhamos a resposta.
O boletim da covid-19, edição 821, divulgado na terça-feira, 9 apresentou zero novos casos, zero tratamento domiciliar, zero internações. Desde o início da pandemia até os dias atuais 11.982 humaitaenses foram diagnosticados positivos para covid-19, 11.823 foram recuperados e 159 mortes foram registradas.