O mês de janeiro reúne ações afim de conscientizar e chamar a atenção para temas da Saúde Mental. O ‘Janeiro Branco’ é voltado a saúde mental e emocional. A campanha deste ano tem como tema principal, a ‘A Vida Pede Equilíbrio”. Na entrevista com a presidente da AHPAAN – Associação Humaitaense de Proteção e Amparo aos animais, Nívea Zanon, a participação dos pets no cotidiano foi abordada.
“Experiência própria e compartilhada com outras pessoas, os animais auxiliam no tratamento de transtornos”, disse Nívea Zanon no programa Notícias da Amazônia na FM 104.9. Os animais fazem muito bem para as pessoas diagnosticadas com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático. Nívea destaca que no caso dos cães, eles são conhecidos como cachorros de suporte emociona.
A presidente da AHPAAN também deixou uma reflexão aos ouvintes que assim como o ser humano está inserido no meio ambiente, os animais também estão, e que o convívio deve ser de harmonia. A presidente também abordou este assunto ao falar dos maus tratos e abandonos de animais. “Somente nos primeiros 10 dias de 2023 a Associação resgatou 17 animais”, disse Nívea, a média é superior à um por dia.
Ouça parte da entrevista que destaca a importância dos animais no tratamento de pessoas voltados à saúde mental e emocional.