O vereador Jônatas Santos do Nascimento ‘Sipa’ (PSC) completou em 2022 o seu segundo ano no legislativo humaitaense. O parlamentar utilizou ao longo do ano passado várias vezes a expressão ‘detalhamento’, relacionado a prestação de contas do executivo municipal. Sipa durante as audiências públicas para prestação de contas quer em detalhes os gastos e investimentos da municipalidade. “Entendo que este é o papel do vereador e a população merece transparência, pois trata-se de dinheiro público”, destaca o vereador.
O edil humaitaense é integrante da Comissão de Educação no parlamento municipal e tem acompanhado algumas reuniões dos profissionais da educação sobre o abono com sobras do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, em Humaitá. O programa Notícias da Amazônia na FM 104.9 tem realizado uma série de entrevistas para esclarecer sobre o Fundeb e o abono. O vereador Sipa foi o terceiro entrevista a informar que não haverá abono para os profissionais da educação em Humaitá.
A palavra ‘detalhamento’, durgiu também no bate-papo com o jornalista Fábio de Souza. “Encaminhei ofício para o executivo municipal e ainda não obtive resposta sobre o detalhamento dos recursos do Fundeb”, disse Sipa. Outra vez o vereador fez questão de destacar que estas atitudes dificultam a transparência com o recurso público.
Ouça um resumo da conversa com o vereador Jônata Nascimento Sipa na FM 104.9