O professor de Matemática há 38 anos, Sidney Temo, três mandatos como vereador em Humaitá, incluindo a presidência da Câmara e representante dos professores no Conselho Municipal de Educação de Humaitá, participou do programa Notícias da Amazônia esta semana. Em pauta o financiamento da educação e os recursos do Fundeb. O programa apresentado na FM 104.9 trouxe vários personagens para discutir o assunto ao longo da semana.
Sidney Temo alertou ainda no primeiro semestre do ano passado que o calendário da educação poderia não ser cumprido. “Isso não me surpreendeu quando chegou ao Conselho. Eu já havia alertado”. O professor com toda a sua experiência descreveu os pontos percorridos e destacou as leis que regem o Fundo e sua aplicação. Apesar da falta de recursos apresentada para fundamentar o encolhimento do calendário em 2022, o professor se disse surpreso com a pesquisa no Portal da Transparência que apresenta algo próximo de R$ 3 mi (Três milhões de reais de sobras). “Cabe ao gestor definir se vai dar o abono. Pela lei os investimentos e índices foram atingidos”, disse Sidney Temo.
No áudio abaixo o professor esclarece que é preciso planejamento e uma contenção de despesas para a educação avançar. “Hoje as escolas se mantem com recursos do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola”, disse Sidney. Ouça