O projeto Bombeiro Mirim foi instalado em Humaitá no ano de 2019 com a primeira turma. Em virtude da pandemia o projeto não teve uma pausa em 2020 e 2021, sendo retomado no ano passado. As atividades foram retomadas no 2º Pelotão Destacado Bombeiro Militar, sob o Comando do 2º Tenente QOABM Marildo Dantas Ximenes Comandante do 2ª PDBM, tendo Coordenadora a 2º Tenente QCOBM Andréia Prestes e como Diretor Local Subtenente QPBM Oliveira Neves. Somadas as duas turmas atenderam 85 crianças e adolescentes em Humaitá.
O Comandante Marildo Ximenes participou do programa Notícias da Amazônia na FM 104.9, na sexta-feira, 20, e apresentou detalhes do projeto para a terceira temporada em Humaitá. As inscrições serão abertas dia 6 de fevereiro e vão até o dia 10, no horário das 7h30 às 12h30. As crianças e adolescentes terão que estar matriculadas no período da tarde. O pai ou responsável deve apresentar um documento de identificação no ato da inscrição.
“Todos os inscritos neste período vão participar do sorteio programado para o dia 12 de fevereiro”, afirmou o comandante. “Serão 40 vagas para famílias com renda per capita até dois salários mínimo e outras 10 vagas para todos os inscritos”, detalhou Marildo Ximenes. Outras informações podem ser acessadas através do WhatsApp (69) 99214-9991.
As aulas do Proebom começam no dia primeiro de março e vão até 30 de novembro. O programa possui foco em diversas instruções: Educação Física, Noções de Salvamentos, Noções de Primeiros Socorros, Estudo e Prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, Noções de Teoria de Incêndio, Ética e Cidadania, Higiene Pessoal, Acompanhamento Pedagógico, Noções de Educação Ambiental, Noções de Educação no Trânsito, Prevenção e Combate ao uso de drogas, Temas Transversais; Palestras, Filmes, Recreação e Atividades Culturais.
Ouça parte da entrevista com o Comandante do 2ª PDBM – Pelotão Destacado de Bombeiro Militar de Humaitá, 2º Tenente Marildo Dantas Ximenes.
Este tipo de experiência é muito importante para o desenvolvimento pessoal da criança, ter contatos com outras pessoas, é também porque vai aprender coisas diferente que vai levar pra vida adulta.