As equipes técnicas da FVS/AM – Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e SES – Secretaria de Estado da Saúde estão em Humaitá desde domingo, 22. Os integrantes estão mantendo reuniões com a Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça e Coordenadores da Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Humaitá. A equipe da FVS está dando apoio técnico a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde para o combate à dengue e supervisão de arboviroses. Os técnicos da SES acompanham os dois óbitos de crianças, registrados nos dias 15 e 16 de janeiro no Hospital Regional de Humaitá.
A reunião desta terça-feira, 24, aconteceu no auditório da prefeitura e reunião servidores da Atenção Básica, Hospital Regional, Vigilância em Saúde e Endemias. Os técnicos da FVS apresentaram propostas e metodologias de controle e prevenção das arboviroses.
Bloqueio químico
A Semsa inicia nesta terça-feira o bloqueio químico do Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O bloqueio químico consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito. Também serão utilizadas também a UBV pesada, carros de fumacê para isolar quarteirões. Estas técnicas eliminam o mosquito, e são medidas complementares para eliminação das larvas.
Parcerias
O coordenador de Vigilância em Saúde, Mateus dos Santos Lopes destacou as parcerias com a Fiocruz e o Lacen. “Uma das estratégias de combate à dengue e ampliação do diagnóstico”, disse Mateus. As amostras serão encaminhadas para a Fiocruz (do primeiro ao quinto dia), e a partir do sexto dia para o Lacen. “São importantes parcerias com o Estado vizinho”. Na reunião desta terça-feira os profissionais foram capacitados para o manejo clínico suspeitos de dengue. “É uma melhor orientação acerca da dengue”, finalizou Mateus.
Veja a entrevista