A equipe do site Notícias da Amazônia conversou com o proprietário da Empresa Empreendimentos Amazônicos, José Macedo que explicou como funcionam as três técnicas para contenção da barranca do Rio Madeira e o recebimento das águas pluviais. A obra em andamento há 150 dias pretende resolver um problema antigo na região da Rua Monteiro que liga ao Bairro Santo Antônio.
José Macedo explicou a função do Gabião (Pedra envelopada) que vai conter, estabilizar e controlar a erosão na região. Outra técnica utilizada pela empresa na região da Orla é o rip rap (proporção de cimento e areia) ou muro de sacaria, em contato com a água vira pedra ajuda na consolidação do aterro e auxilia na contenção da erosão. A terceira técnica é o aterro realizado com terra e areia, formando uma espécie de filtro que não impede a passagem da água, mas ameniza a força e os danos ao solo.
“Estas três técnicas juntas vão funcionar para conter a barranca do Rio Madeira”, afirmou José Macedo com experiências em empresas nacionais de construção civil e construtor de obras já inseridas no contexto cultural humaitaense como o prédio da prefeitura municipal e a Escola Irmã Carmem. “A experiência de vida garante foco, determinação e a realização de um serviço de qualidade”, disse José Macedo.
A obra está sendo executada com recursos próprios da prefeitura e já dura 150 dias. “Estamos com 85% dos trabalhos concluídos”, afirma o proprietário da Empreendimentos Amazônicos. Sobre a finalização da obra de arte na Orla de Humaitá, José Macedo preferiu não afirmar. “Estamos no inverno amazônico e a chuva impede a continuação do serviço no ritmo desejado”, finalizou Seu Macedo.
Abaixo você acompanha a entrevista completa com o senhor José Macedo e imagens da evolução dos trabalhos. Nesta fase os servidores trabalham na elevação do costado do Rio. Serão pelo menos mais 80 cm, segundo os engenheiros.