O 54º BIS – Batalhão de Infantaria de Selva comemorou nesta terça-feira, 31, a data de sua criação formalizada pelo Decreto 71.775 de 31 de janeiro de 1973. O cinquentenário Batalhão realizou o lançamento oficial da Moeda Honorífica ‘Cinquentenário do 54º Batalhão de Infantaria de Selva’, em cerimônia para oficiais e convidados com as participações do General de Brigada Flávio Moreira Mathias, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Tenente Coronel Rafael Augusto de Brito, comandante do 54º BIS, Coronel R1, Douvanil, Gerente do escritório da Poupex Porto Velho, Tenente Coronel Barreto, Chefe do estado maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e comandantes da Organização Militar da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Marinha do Brasil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Nas comemorações dos 50 anos, o 54º BIS realizou a formatura em comemoração ao aniversário do batalhão Cacique Ajuricaba. Foram homenageados amigos do 54º BIS com o diploma de Amigos do Batalhão. Os diplomas foram entregues ao Coronel R1 Dovanil Ferraz Camargo Junior, chefe do escritório da Poupex em Porto Velho, Tenente Coronel Renato Coary de Iracema Gomes, comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, ao doutor André da Silva Lopes, delegado da OAB/Humaitá, doutor Luciano Bortolotti, médico, cirurgia, diretor técnico e sócio proprietário da BioDiagnósticos, 2º Sargento PTTC, Nelcimar Lima da Silva, 5º Batalhão de Engenharia e Construção, senhor Luiz Augusto Arnuti, proprietário da Cerâmica Humaitá, Senhora Alla Daiele Pereira dos Santos, proprietária da Casa Artes Artigos Militar e o senhor Homero Monteiro Almeida, professor e proprietário da Academia Humaitá Jiu-Jitsu.
O evento comemorativo contou com a participação dos veteranos e convidados civis. O General de Brigada Flávio Moreira Mathias, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e o Tenente Coronel Rafael Augusto de Brito, comandante do 54º BIS inauguraram o novo brasão do 54º BIS, encerrando as comemorações do cinquentenário.
Abaixo você pode acompanhar a entrevistas com os comandantes da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e o comandante do 54º BIS, e conhecer a moeda comemorativa. Assista.