Através do gabinete do vereador Dr. Ubiratã (PP) o PSE – Programa Saúde na Escola do Governo Federal vai atender 12.344 alunos no ciclo 2023/2024. Os números foram confirmados após Humaitá pactuar 35 escolas no Programa, inserindo mais 16 escolas no sistema. Este avanço foi possível após reunião da Coordenadora do PSE, em Porto Velho, Lais Reis de Castro com as secretarias de saúde e educação de Humaitá. O encontro aconteceu em abril de 2022.
À época a professora Tina Gaeger, Coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Semed – Secretaria Municipal de Educação, participou da reunião e adiantou que o objetivo era levar o PSE para mais escolas. Em 2021, Humaitá registrou 11 escolas municipais pactuadas no PSE, sete escolas estaduais e o IFAM – Instituto Federal do Amazonas. Das 35 escolas pactuadas para o ciclo 2023/2024 no PSE, 28 escolas são prioritárias.
A boa notícia foi comemorada pelo vereador Dr. Ubiratã. “Isso é trabalho nosso. Isso significa também mais Recursos para o nosso Município”, comemorou o parlamentar. Porto Velho é destaque na região norte do PSE – Programa Saúde na Escola. Instituído em 2007 pelo governo federal, através do Decreto Presidencial nº 6.286, o programa promove a intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação. A coordenadora do PSE, em Porto Velho, Lais Reis de Castro, psicóloga afirma que as ações dão certo quando monitoradas.
A capital rondoniense saltou nos últimos dois anos de 48º para o primeiro lugar no Estado em ações voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. É a saúde e educação integral, políticas públicas unidas. Foi está equipe que esteve em Humaitá para mostrar o caminho do sucesso na união de políticas de públicas.
“A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras”, segundo o Ministério da Saúde.
“Quero destacar a importância de ações conjuntas do Executivo e legislativo. As parcerias com as secretarias de educação e saúde, e principalmente a importância de aprender para crescer e ofertas mais qualidade a nossa comunidade”, disse Dr. Ubiratã.
De acordo com o painel do Ministério da Saúde que apresenta a evolução dos municípios na pactuação ao PSE, Humaitá também pactuou 32 equipes de saúde para este novo ciclo. Cada equipe pode atender até mil alunos. As atividades referentes ao ano letivo em Humaitá começam na próxima segunda-feira, 6, com a Semana Pedagógica. Os alunos iniciam as aulas no dia 13 de fevereiro na cidade e em março no interior.