Diretores da Sicredi Biomas estão em Humaitá para definir a instalação de uma agência da Cooperativa de Créditos na cidade. A primeira visita aconteceu em 2019 com a participação do vereador Ley Siqueira (PL) que abriu oportunidades de apresentação na Câmara de Vereadores. Neste período a Sicredi Biomas, integrante do sistema Secredi ampliou sua atuação no Acre e agora chegou a vez do Amazonas.
As características de Humaitá, no sul do Amazonas, colocaram a cidade na rota de investimentos. A agência disponibiliza mais de 300 produtos e serviços financeiros para pessoas físicas, micros, pequenas e grandes empresas, além do agronegócio. Segundo o Gerente Regional de Desenvolvimento, Uelligton Julio da Silva o ponto de atendimento deve ser ativado até junho de 2023. “Essa reunião é um marco histórico para o Sistema Sicredi e a população de Humaitá. Esse encontro é a preparação para instalação do Sicredi aqui no município, para que a gente possa movimentar a economia do município, geração de emprego e aquecer a economia local”, disse Uelligton. Também estão em Humaitá o Diretor Executivo do Sicredi Biomas Ediano Neves, o Diretor de Negócios Edimilson Guimarães, o Gerente Regional de Desenvolvimento, Rodrigo Luz e o Gerente de Desenvolvimento de Negócios Rafael Brum.
Ley Siqueira vem acompanhando desde 2019 o processo do Sicredi para instalação no município por entender que uma Cooperativa de Créditos oferece outros mecanismos para aquecer a economia, gerar renda e fomentar empregos. “O apoio do setor privado e público é importante neste momento. Temos que abrir as portas para que essas empresas se sintam à vontade investimento em Humaitá”, disse Ley Siqueira.
O encontro aconteceu no Clube Raiz, na Rua Ouro Preto, Bairro São Pedro e contou com os presidentes da CDL/Humaitá, Euclides Dobri Junior e do CDL Jovem, Gabrielli Dobri, empresários e secretários municipais. O prefeito Dedei Lobo (UB) não participou do encontro, importante para conhecer não só os investimentos financeiros, mas também o impacto social positivo que a Cooperativa traz ao escolher uma cidade para sua instalação. “São programas de educação econômica, qualificação de professores e formação da cidadania”, frisou Uelligton Julio da Silva. É possível citar ainda a geração de emprego e outros investidores que acompanham o fortalecimento do sistema financeiro local.
Abaixo uma reportagem que aborda os projetos sociais e destaca a diferença entre um banco tradicional e a Cooperativa. Veja a entrevista com o Gerente Regional de Desenvolvimento do Sicredi Biomas, Uelligton Julio Silva e Ley Siqueira que fala da importância política na criação de ambientes favoráveis para implantação de novos investimentos em Humaitá.