Cerca de 30 pessoas deram entrada no Hospital Regional de Humaitá com irritação forte ocular, possivelmente causada pelo uso de pomada para trançar e modelar cabelo. O produto havia sido proibido pela Anvisa no início de fevereiro de 2023, pois poderia provocar ardência nas vistas e cegueira temporária. “É uma irritação autolimitada”, descreveu um dos profissionais da saúde. “Causa uma dificuldade visual temporária”, confirma o profissional de saúde.
A equipe da Fundação de Vigilância em Saúde de Manaus passou o protocolo de atendimento, e o corpo clínico do Hospital Regional de Humaitá está seguindo.
Os primeiros casos surgiram em Humaitá no meio da tarde. E logo depois das 19h já eram mais de 20 casos. De acordo com o Diretor do Hospital Regional, enfermeiro Adriano foram registrados 30 atendimentos com os mesmos sintomas, irritação forte ocular. Os primeiros pacientes receberam alta na manhã desta terça-feira, 21.
A Semsa – Secretaria Municipal de Saúde emitiu um Comunicado de Alerta, logo depois das 23h, ainda na segunda-feira, 20. O documento alerta para a resolução 475 da Anvisa e solicita o recolhimento de pomadas para trançar e modelar cabelo do comércio local até que se possas verificar as causas do processo alérgico.
Veja o Comunicado da Semsa
Portaria da Anvisa