As vítimas de irritação ocular que deram entrada no Hospital Regional de Humaitá começaram a ser liberadas na manhã desta terça-feira, 21. E assim que as primeiras pessoas procuraram o HR na tarde de segunda-feira, 20, a Vigilância Sanitária foi acionada. Através de entrevistas com as primeiras pacientes foi possível identificar o local onde o processo de trança e modelagem de cabelo havia sido feito com o uso da pomada e locais de comercialização.
Ao todo, três residências que realizaram os penteados e dois estabelecimentos comerciais que vendiam a pomada tiveram os produtos apreendido, seguindo orientações da portaria da Anvisa, destacou Abigail Santos Riça, Coordenadora da Vigilância Sanitária em Humaitá. As apreensões aconteceram ainda na segunda-feira, 20. A ação rápida, o suporte da Vigilância Sanitária Estadual, a rapidez da mídia e a sociedade mobilizada nas redes sociais evitaram que novos casos pudessem ser registrados, argumentou Abigail. As 30 pessoas que deram entrada no Hospital Regional na segunda-feira havia realizado o procedimento em sua maioria no sábado, 18.
“Procedemos a apreensão dos itens relacionados, em função de medida cautelar determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução 475, de 9 de fevereiro de 2023, considerando os relatos de eventos adversos graves relacionados a intoxicação ocular e tendo em vista o previsto nos arts 6º, 7º da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976”, citou Abigail dos Santos Riça.
A apreensão do produto acontece para evitar o uso, e também para que a Anvisa tenha tempo hábil para identificar qual laboratório, marca, ou substância está causando a intoxicação ocular. Sem maiores detalhes, a orientação é retirar todas as marcas de circulação.
Abaixo você tem o link da Anvisa que fala sobre proibição, venda, distribuição, fabricação e propaganda do produto. A Anvisa havia publicado no dia 30 de janeiro e atualizado o conteúdo no dia primeiro de fevereiro de 2023. Veja no link https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/anvisa-atualiza-acoes-de-fiscalizacao-para-pomadas-de-trancar-modelar-cabelos