A Semed – Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira, 27, a Jornada Pedagógica para educação no Campo. O evento marca o começo do ano letivo em 55 escolas, cinco no Alto Madeira, 43 no Baixo Madeira e outras sete escolas nas BRs. São 179 professores para atender 3.047 alunos. Participaram da abertura o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB), o presidente da Câmara de Vereadores, Manuel Domingos (PSB), o líder do Governo na Câmara, Dr. Jorge André (PSC) e os vereadores Pachequinho (PP), Evanei Mendonça (Progressista) e Ley Siqueira (PL).
O vereador Ley Siqueira (Ver 1º vídeo) confirmou a parceria com o proprietário do Barco Príncipe das Águas. “Os professores vão ganhar 50% de desconto em deslocamentos à trabalho nesta embarcação”, disse Ley. A parceria já dura algumas temporadas e auxilia o professor que paga do próprio bolso o deslocamento. Ley também comemorou a chegada do Programa Federal Luz para Todos em várias comunidades. “Isso vai impactar diretamente a vida do aluno. O prefeito garantiu que vai climatizar todas as escolas alcançadas pelo programa”, confirmou Ley Siqueira.
“Ainda esta semana serão abastecidas as escolas com merenda e outros materiais. O barco esta semana. Para que inicie efetivamente em sala de aula dia 6”, disse a Secretária Municipal de Educação, Arnaldina Chagas (Ver 2º vídeo). A partir de março serão inauguradas as escolas das comunidades do Flexal, Mirari, Pacoval, Manuel Tiago no Lago do Antônio. “O desafio do ensino no campo está muito por conta da logística e o custo muito alto que leva boa parte dos recursos da educação. Queremos levar qualidade sempre a educação do campo”, finalizou a Secretária.
Os professores terão atividades hoje, 27, amanhã, 28 e na quarta-feira, 1, sempre no auditório da prefeitura. Os professores vão trabalhar a readequação curricular, o sistema educar e o censo escolar. Na quarta-feira o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, e seus desafios e o avalia Humaitá. As aulas começam efetivamente no dia 6 de março, próxima segunda-feira.
Veja as entrevistas que abordam parcerias para os professores e desafios para o ensino no campo.